Blogup
   



BRASIL, Nordeste, NATAL, RIBEIRA, Homem, de 46 a 55 anos, Portuguese, French, Livros, Esportes
Outro -
Histórico
Outros sites
UOL - O melhor conteúdo
BOL - E-mail grátis
Perto do Coração Selvagem
nozarte
telescopionegro
queridoleitor
carloscareqa
linaldoguedes
blocosonline
marialimeira
abba
revistapoetizando
waldir leite
poetasdeguarulhos
blônicas
marcelotas
Soraia direto...
la vie est belle
Blog do André
Gerald Thomas
Flavia Lippi
stockadas
avant_derniere
diariosdenuvens
tabua de mares
almadobeco
alfabeto
subhadro
spmetrople
leiluka
focando
numerologia
babalaika
benito barros
seicho-no-ie
rodrigo hammer
mensageiros
barreiras-diogolopes
marcos caiado
mixbrasil
abran
overmundo
dalai lama
marcelo eliab - astrólogo
osho
nalatadopoeta
regina barros
libertas
joão paulo cuenca
tribuna do norte
cora ronai
avenida copacabana
laura vive
jornal de hoje
jornaldehoje
radar potiguar
caros amigos
carosamigos
thestonewall
bbc - brasil
kibeloco
pensar enlouquece
blog de marcelo coelho
fernando pessoa
sentimentos - vanilde rego
luz de luma
luiz carioca
somostodosum
100querer
palavra e destino
blog do renato
inspirais - patrícia
google
deunojornal
rasuras (ana peluso)
altavista
rascunhos e acabados
sampafobia
um ser diferente
no divã com marcelo ribeiro
guga cruz
alexsens
alexsens II
lino resende
trajedia ( gabriel )
lilita livre
marcelino freire
santiago nazarian
portal g1
coisas do bem
dicas do bem
janmedeiros
tião maia
impressões de fevereiro
conversa afiada
moura ao luar
fina flor ( monica montone)
contos bregas
antônio cícero
eucanaã ferraz
patrício júnior
blairponjinha
a gente sempre tenta
certos dias
caulus
prozac com fanta uva
tereza bresani
bombando
orientação - psi
jean wyllys
bresani
diversos-afins
alex sens
pre-historia-nordestina
relatoriodacoisa
franklin jorge

Votação
Dê uma nota para meu blog

 


Romance em vozes e gestos

DivulgaçãoESPETÁCULO - Romances medievais e elementos da cultura popular se encontram em "Romanceiro"23/01/2009 - Tribuna do Norte

Dênia Cruz Sckaff - Repórter

Doze romances de Dona Militana dão corpo ao espetáculo "O Romanceiro" que é totalmente baseado nas narrações da artista popular, considerada a guardião do romanceiro medieval nordestino e conhecedora de algumas dezenas de peças raras dos romanceiros ibéricos e brasileiros. O espetáculo, com única apresentação em Natal,  acontece dia 29 de janeiro, às 20 horas, no Teatro de Cultura Popular - TCP, anexo a Fundação José Augusto. A entrada é gratuita.

A peça é fruto do trabalho de Véscio Lisboa, veterano dramaturgo potiguar que dirigiu o Auto do Natal de 2007. Véscio conta que levou um ano pesquisando a obra de Dona Militana para compor o espetáculo,  que segundo ele faz um resgate da cultura popular com nuances da arte contemporânea. Foram selecionados os romances Prólogo, Romance de Clara Arlinda (versão do romance Clara Arlinda e Dom Carlos de Alencar - autoria de Ariano Suassuna), Guilhermina, Romance de Antônio, Coco da lagartixa, Romance do Valente Vilela, Os piratas, Romance de Maria, Romance da Moça que queria casar, Ô ingrato, Boi Mandigueiro e Jornada de despedida.

Segundo  o diretor, será uma grande homenagem a maior recitadeira do RN, que este ano faz 84 anos com uma memória invejável e muitas histórias contadas para quem quiser ouvir. No dia do seu aniversário, 19 de março, o elenco irá ao sítio da artista, em São Gonçalo do Amarante, para fazer uma apresentação toda especial, será uma festa à moda de Dona Militana: "ao ar livre, embaixo das árvores, ao som dos pássaros", conta Véscio. Nesse cenário "O romanceiro" será encenado como forma de demonstrar a admiração pela artista.

Buscando ampliar seus conhecimentos na arte popular, o dramaturgo bebe em várias fontes de pesquisa  como livros, registros históricos e arqueológicos do Nordeste. Há dois anos ele recebe orientação de Deifílo Gurgel, folclorista e escritor potiguar, que está fornecendo dados sobre o folclore norte-rio-grandense. Além dos encontros com o folclorista, Véscio faz visitas aos sítios arqueológicos do RN, e conversa com pesquisadores e populares da região.

Os trabalhos de Véscio Lisboa em sua maioria têm um viés social.  O artista há anos desenvolve trabalhos com foco na responsabilidade social como  o projeto Rancho Cultural, Ong que inicialmente recebeu patrocínio da Petrobras e hoje é alto sustentável. Lá os jovens aprendem música, dança, teatro e artesanato, e a valorizar a cultura popular do nosso Estado.

Para esse espetáculo Véscio revela como foi pensada a composição da equipe:  "Com exceção da coreografia, assinada por Ronaldo Damas de Natal, e o figurino e adereços confeccionados por dez artesãs do comunidade, fizemos questão de compor todo elenco com os jovens que participam das atividades do Rancho Cultural. São 35 artistas entre 18 a 24 anos, moradores do município de Diogo Lopes, esses jovens até seus 16 anos integravam o Programa de Criança da Petrobras, onde tiveram acesso a arte e foram conquistados por ela", conta.

O diretor disse ainda que o cenário da peça é bem simples,  porque o espetáculo tem a proposta de ser itinerante, por isso é no  figurino  que está  a identificação cênica. Véscio destaca ainda que a parceria com a Petrobras foi fundamental em todos os sentidos, tanto para o espetáculo "O romanceiro" como para todo apoio recebido até hoje em seus projetos culturais. Para a apresentação em Natal a peça conta com patrocínio exclusivo da Petrobras.

E "O romanceiro" promete ser visto por muitos potiguares, pois a agenda do grupo está criando forma e a expectativa para este ano é levar a peça às Casas de Cultura do Estado, e visitar o maior número de municípios que puder. Depois de Natal as apresentações acontecem em  Macau, Assu, Alto do Rodrigues, Mossoró e Caicó, tudo no mês de fevereiro.

 

Serviço:
Romanceiro. Dia 29, às 20h, no TCP rua Jundiaí, 641 - Tirol . Entrada Franca.




Escrito por Tertu às 20h05
[] [envie esta mensagem] []




NA SUA VIDA JAMAIS HAVERÁ FRACASSOS

     Não se desanime quando fracassar num empreendimento. Existe um provérbio que diz: "O fracasso é a base do sucesso". Na vida não há um acontecimento sequer que deixe de proporcionar alguma lição. Se parece fracasso, é porque você está vendo apenas um dos aspectos das coisas e dos fatos. Visto sob outro aspecto, o aparente fracasso pode até ser um êxito. Se você olhar a Terra pelo lado em que é noite, ela parecerá escura, mas o outro lado é dia e está iluminado. Vamos supor que um empreendimento planejado por você não deu certo. Visto pelo lado negativo, isso é um fracasso, mas visto de outro ângulo, constitui um progresso. Thomas Edison falhou cem vezes na invenção da lâmpada elétrica, mas nunca se considerou um fracassado. Toda vez que falhava, ele pensava que tinha ampliado os conhecimentos e tivera um êxito, pois através daquela experiência aprendera que "tal procedimento resulta em tal conseqüência". 

 (Masaharu Taniguchi)

***************************************************************************************************************um maravilhoso fim  de semana para todos!!!Legal



Escrito por Tertu às 09h46
[] [envie esta mensagem] []




 
 
 

   
   
   
   
   
 

      

**********************************************************************************

 

É A PRÓPRIA MENETE QUE ATRAI TODOS OS FATOS E COISAS

Este mundo é a manifestação dos pensamentos. Por isso, por mais que aconteçam infelicidades ou desgraças, você não deve pensar: "Aconteceu-me isso porque ele fez aquilo" e culpar os outros. Talvez fenomenicamente surjam inúmeros acontecimentos em que se pode dizer: "Ele me prejudicou dessa maneira"; mas isto se assemelha, por exemplo, ao aparecimento de inúmeras cenas infelizes na tela de televisão. Se essas cenas aparecem na tela do seu televisor, é porque você mesmo sintonizou o seu aparelho com o canal que está transmitindo esses programas. Ou seja, você mesmo atraiu essa transmissão para o seu mundo através de suas ondas mentais. Portanto, é preciso ajustar a sua mente.

(Masaharu Taniguchi



Escrito por Tertu às 17h45
[] [envie esta mensagem] []




"A arte  da conversação

`A palavra não dita é a tua escrava.A palavra dita  é tua senhora`. .diz a sabedoria popular.A palavra é uma das principais causas de sofrimento,porque falar é muito fácil e a ignorância da lei de causa e efeito não nos deixa refletir e nos preocupar com aquilo que vamos dizendo por  aí.

A língua do homem é a maior criadora de confusão e incompreensão. Não importa aquilo que dizemos,mas sim como e quando dizemos. Portanto,convém sempre medir nossas palavras com o metro da cortesia,do sentimento e da gratidão. Numa conversação,o interesse se baseia no  tornar importante o nosso interlocutor.A maneira mais simples e eficaz de fazer isso é trocando as afirmações pelas perguntas.

Menos coisas dizemos e menos teremos de nos arrepender.A natureza sabia o que fazia quando nos deu duas orelhas e uma única língua.Uma única palavra,dita, por uma língua incontrolada,pode destruir a felicidade de uma vida inteira.Algumas dicas para evitar a postura crítica, sarcástica ou irônica são: não criticar,reconhecer os méritos dos outros, reconhecer rapidamente os seus erros e nunca hesitar em pedir desculpas.Também tente sempre fechar um acordo o mais rápido possível,pois cada momento de atraso lançará mais lenha ao fogo da discórdia.

Para concluir,aqui está uma série de regras para uma conversa eficaz:olhe nos olhos de seu interlocutor,não o interrompa enquanto fala,seja um bom ouvinte,seja compreensivo, module o tom da sua voz, evite referências desagradáveis do passado, dê conselhos apenas quando são  solicitados, elogie aquilo que o agrada e ignore aquilo que o desagrada, e cuide das suas palavras, e suas palavras cuidarão de você " S.L. Katzoff

retirado da revista Planeta, março de 2008



Escrito por Tertu às 08h10
[] [envie esta mensagem] []







Grandes obras são feitas por pessoas que não têm medo de serem grandes.

 

posted by Waldir Leite



Escrito por Tertu às 10h27
[] [envie esta mensagem] []




http://paginas.terra.com.br/educacao/audiolist/brotas/noticias_2006.html viva são  sebastião!



Escrito por Tertu às 08h29
[] [envie esta mensagem] []




QUEM DOA COM GENEROSIDADE RECEBE MUITAS BÊNÇÃOS.
Devemos cultivar o espírito de doação. Só quem doa é digno de receber. Mesmo que não tenhamos algo material para dar, podemos oferecer amor, bondade, gratidão. Quem doa com generosidade recebe muitas bênçãos e desfruta uma vida próspera.
Do livro Para Realizar o Amor e a Oração - Seicho Taniguchi
Flor de Café - Coffea arabica L. - Silvestre Silva
 
 

 



Escrito por Tertu às 08h04
[] [envie esta mensagem] []





SEMANA DE ATIVIDADES DA REGIONAL

 

Segunda-Feira dia 19 - 19h30 – ASSOCIAÇÃO DA PROSPERIDADE – SEDE DA REGIONAL

 

O PROGRESSO DE OUTRAS PESSOAS NÃO NOS PREJUDICAM

 

Orientador: Preletor CLAUDENOR JOSÉ DE FRANÇA          

**********************************************************************************

 

Terça-Feira dia 20 - 19h30 – ASSOCIAÇÃO FRATERNIDADE E POMBA BRANCA

NÚCLEO ALECRIM

 

DEIXANDO A VIDA JORRAR

 

Orientadora: Preletora SALETE NEVES

**********************************************************************************

 

Quarta-Feira dia 21 - 15h00 – POMBA BRANCA NATAL II – SEDE DA REGIONAL

 

COMO CHEGAR A DEUS

 

Orientadora: Preletora EPIFÂNIA DE JESUS COSTA

**********************************************************************************

 

Quarta-Feira dia 21 - 19h30 – FRATERNIDADE NATAL I e II POMBA BRANCA NATAL I – SEDE DA REGIONAL

 

DICAS PARA MANTER UM CASAMENTO FELIZ

 

Orientadora: Preletora SELMA RIOS DE MELO

**********************************************************************************

 

Quinta-Feira dia 22 – CERIMONIA EM MEMÓRIA AOS ANTEPASSADOS – SEDE DA REGIONAL

09h00 - Condutor: CLAUDENOR JOSÉ DE FRANÇA

15h00 - Condutor: AGNALDO DIAS

10h30 - Condutor: SIDRACI QUEIROZ

**********************************************************************************

 

Quinta-Feira dia 22 – CERIMONIA EM MEMÓRIA AOS ANTEPASSADOS 

NÚCLEO ALECRIM

19h30 - Condutor: SANTA ROSA

**********************************************************************************

 

Sexta-Feira dia 23 - 19h30 – POMBA BRANCA PETROPOLIS – SEDE DA REGIONAL

 

O PODER INFALÍVEL DA ORAÇÃO

 

Orientadora: Preletora EPIFÂNIA DE JESUS COSTA

**********************************************************************************

 

Sábado dia 24 - 17h30 – ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS NATAL I – SEDE DA REGIONAL

 

NÃO FAÇA AO OUTRO AQUILO QUE NÃO DESEJA QUE LHE FAÇAM

 

Orientadora: Preletora IVANILDA BEZERRA

**********************************************************************************

 

Sábado dia 24 - 16h00 – ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS NÚCLEO ALECRIM

 

TEORIA DO HOMEM – DEUS

 

Orientadora: Preletora HELOISA COSTA

**********************************************************************************

 

Agnaldo Dias

Seicho-no-Ie do Brasil
Regional Natal - RN

84 3231-1213

seichonoie.regionalnatal@yahoo.com.br



Escrito por Tertu às 09h26
[] [envie esta mensagem] []




Mentalize e ore:

 

Protegido por Deus sou sempre saudável.
Protegido por Deus sou sempre feliz.
Protegido por Deus sou sempre próspero.
Protegido por Deus estou sempre seguro.
A sabedoria de Deus sempre me orienta em direção à segurança e à prosperidade.

 

 

 

 

Agnaldo Dias

Seicho-no-Ie do Brasil
Regional Natal - RN

84 3231-1213

seichonoie.regionalnatal@yahoo.com.br



Escrito por Tertu às 12h54
[] [envie esta mensagem] []


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]